30/04/2022 às 13h25min - Atualizada em 02/05/2022 às 00h01min

Unidades básicas de saúde de São Paulo ficam abertas neste sábado

Ao longo de todo o dia, as pessoas que forem às UBS passarão por uma aferição de pressão arterial, peso e altura e terão seu índice de massa corporal calculado.

SALA DA NOTÍCIA Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-04/unidades-basicas-de-saude-de-sp-ficam-abertas-neste-sabado

As 470 unidades Básica de Saúde (UBS) da cidade de São Paulo estarão abertas hoje (30), até as 17h, para busca ativa de hipertensos não diagnosticados e aferição de pressão dos já diagnosticados com a doença. A ação é referente ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, celebrado na terça-feira (26).



Ao longo de todo o dia, as pessoas que forem à UBS passarão por uma aferição de pressão arterial, peso e altura e terão seu índice de massa corporal calculado. Também serão feitas consultas médicas, e a pessoa será informada sobre o uso racional de medicamentos e sobre a nutrição mais adequada para prevenir a pressão alta.



A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).



A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.



A hipertensão é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. Segundo o Ministério da Saúde, 388 pessoas morrem a cada dia no Brasil por hipertensão.



Covid-19



Além dos exames e do atendimento para hipertensão, os postos de saúde estarão abertos hoje em São Paulo para aplicação de imunizantes da gripe e contra a covid-19. As UBSs também farão triagem do risco para o câncer bucal.



Para estimular a população a participar da ação sobre a hipertensão, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, esteve na manhã de hoje visitando a UBS Jardim Aeroporto, na zona sul da cidade. Ele ressaltou que a campanha visa não só descobrir quem tem hipertensão, mas monitorar as pessoas que já têm diagnóstico da doença.



“Aqueles que têm hipertensão e deixaram de fazer o seu cuidado por conta da covid-19, devem retomar [o cuidado] e fazer aqui [na UBS] a análise e os exames com nossos profissionais. E também aqueles que não sabem, que possam, através do exame, que é um teste de pressão, saber se têm hipertensão ou não. Lembrando que a hipertensão é uma doença silenciosa”.



O mecânico Wilson Monti, 67 anos de idade, foi à UBS Jardim Aeroporto para tomar as vacina contra a gripe e a quarta dose contra a covid-19. Ele aproveitou para fazer a medição da hipertensão e também fez triagem para o câncer bucal. “Tenho pressão alta, que eu já controlo”, disse. “É bom sempre acompanhar para a gente ter um padrão de vida melhor e uma boa saúde”, acrescentou.



Por meio da plataforma Busca Saúde, a população da cidade de São Paulo pode encontrar os endereços das UBSs.




Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp