28/04/2022 às 20h56min - Atualizada em 29/04/2022 às 00h01min

Covid: sem Pfizer, vacinação em pessoas imunossuprimidas com menos de 18 anos fica suspensa em Natal

Recomendação do Ministério da Saúde é que aplicação em pessoas abaixo de 18 anos imunossuprimidas seja apenas com o imunizante da Pfizer, que acabou na capital.

G1
https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2022/04/28/covid-sem-pfizer-vacinacao-em-pessoas-imunossuprimidas-com-menos-de-18-anos-fica-suspensa-em-natal.ghtml

Recomendação do Ministério da Saúde é que aplicação em pessoas abaixo de 18 anos imunossuprimidas seja apenas com o imunizante da Pfizer, que acabou na capital. Vacina para as crianças, da Pfizer, RN
Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
A vacinação contra a Covid de pessoas imunossuprimidas abaixo de 18 anos está suspensa em Natal em função da falta de doses da Pfizer. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O imunizante da Pfizer é o único recomendado para aplicação nesse público - em quaisquer das doses - tanto pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) quanto pelo Ministério da Saúde e está em falta na capital potiguar.
Dessa forma, a imunização desse público foi suspensa na capital, que chegou a divulgar, através da SMS, que estava aplicando CoronaVac nesse grupo, o que foi corrigido nesta quinta-feira (28).
"Foi imunossuprimido, independente, ele não tem indicação de receber a CoronaVac, principalmente o adolescente", disse a chefe do núcleo de agravos imunopreveníveis da SMS, Veruska Ramos Torres.
A Sesap reforçou a recomendação da aplicação apenas da Pfizer nesse público.
"A orientação do estado é que esses menores de 18 anos imunossuprimidos sejam imunizados exclusivamente com a vacina da Pfizer. É a recomendação do Ministério da Saúde e do fabricante do imunizante", pontuou.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que a capital deve receber novas doses da Pfizer, do Ministério da Saúde, na próxima semana e normalizar a aplicação.
São considerados imunossuprimidos:
Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea;
Pessoas com HIV e CD4 <350 célulasmm3;
Pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida;
Pessoas em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias;
Pessoas com neoplasias hematológicas, como leucemias, linfomas e síndromes mielodisplásicas;
Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses.
Vídeos mais assistidos do g1 RN

Fonte: https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2022/04/28/covid-sem-pfizer-vacinacao-em-pessoas-imunossuprimidas-com-menos-de-18-anos-fica-suspensa-em-natal.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp