27/04/2022 às 20h06min - Atualizada em 28/04/2022 às 00h01min
Câmara de Natal aprova projeto que garante identificação de pessoas ostomizadas
Documento garante que grupo não precise fazer prova de sua deficiência passando pelo constrangimento de mostrar a bolsa de colostomia, por exemplo.
G1
https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2022/04/27/camara-de-natal-aprova-projeto-que-garante-identificacao-de-pessoas-ostomizadas.ghtml
Documento garante que grupo não precise fazer prova de sua deficiência passando pelo constrangimento de mostrar a bolsa de colostomia, por exemplo. Câmara de Natal aprova projeto que garante identificação de pessoas ostomizadas
Elpídio Júnior
A Câmara Municipal de Natal aprovou nesta quarta-feira (27) um projeto de lei que garante documento de identificação às pessoas ostomizadas que estejam devidamente cadastradas no Programa de Atendimento de Pacientes Ostomizados e Incontinentes.
De acordo com a proposição apresentada pelo vereador Chagas Catarino (PSDB), aprovada em segunda discussão, a expedição do documento será atribuição da Associação dos Ostomizados do Estado do Rio Grande do Norte.
Pessoa ostomizada é aquela que precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação. Essa abertura chama-se estoma.
Segundo o parlamentar, o documento de identificação, especificando a deficiência, beneficiará o ostomizado "na medida em que será suficiente apresentar o documento, sem a necessidade de fazer prova de sua deficiência passando pelo constrangimento de mostrar a bolsa, sendo essencial para garantir qualidade de vida aos pacientes" ao andar de ônibus, utilizar serviços bancários ou durante atendimentos em órgãos públicos que se utilizam de filas.
Muitas pessoas dependem da bolsa de colostomia (intestino grosso), de ileostomia (intestino delgado) ou urostomia (criação de um trajeto de drenagem da urina), que podem se tornar necessárias, temporária ou permanentemente, em casos de câncer de intestino, de cólon e de reto, doenças inflamatórias intestinais, doença de Crohn, complicações em casos de acidente de carros ou ferimento causados por armas.
Vídeos mais assistidos do g1 RN
Fonte: https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2022/04/27/camara-de-natal-aprova-projeto-que-garante-identificacao-de-pessoas-ostomizadas.ghtml