25/04/2022 às 14h38min - Atualizada em 26/04/2022 às 00h01min

Especialista faz alerta sobre inflamações de garganta mal curadas

SALA DA NOTÍCIA SANTA CASA DE MAUÁ
DIVULGAÇÃO
Uma dor de garganta mal curada, amidalite ou faringite, causada pela bactéria Streptococcus pyogenes pode causar a febre reumática, uma doença autoimune e inflamatória. De acordo com o otorrinolaringologista Thiago Resende, do hospital Santa Casa de Mauá, a bactéria ativa o sistema imunológico, que produz anticorpos para combater a infecção, mas que também pode destruir células saudáveis de diversos órgãos, como se fossem estranhas ao organismo.

Entre os principais sintomas estão dor e inchaço nas articulações, dor no peito, tosse, falta de ar, movimentos involuntários dos membros, manchas avermelhadas na pele, nódulos subcutâneos e fala arrastada.

O diagnóstico é feito por meio da avaliação clínica, exames de sangue, de cultura de material da orofaringe e pesquisa de anticorpos para identificar a bactéria. Caso exista o comprometimento das válvulas do coração, também será necessário um eletrocardiograma, ecocardiograma e raio-x de tórax. 

O tratamento requer repouso e administração de medicamentos que combatam a bactéria, além de analgésicos. Se houver comprometimento cardíaco, o tratamento tende a ser mais agressivo, com a recomendação de injeções intramusculares de tempos em tempos.

“Todo tratamento feito com antibiótico precisa ser seguido à risca, tanto em relação à dosagem como ao período prescrito pelo médico, mesmo que não existam mais sintomas. Suspender os remédios antes do prazo previsto é o primeiro passo para complicações graves”, alerta o otorrinolaringologista Thiago Resende.

O Hospital Santa Casa de Mauá foi fundado há 55 anos e está localizado na Avenida Dom José Gaspar, 1.374 – Vila Assis – Mauá – telefone (11) 2198-8300. https://santacasamaua.org.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp