No dia 18 de abril de 1967, há exatos 55 anos, foi editado decreto de número 003/67 assinado pelo então chefe do Executivo, o prefeito Raimundo Soares de Souza, criando a Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM. A iniciativa ocorreu por meio de parceria com o Instituto Nacional do Desenvolvimento Agrário – INDA, à época, presidido pelo mossoroense Dix-huit Rosado Maia, que assegurou a totalidade dos recursos necessários.
Trinta e oito anos depois, em agosto de 2005, a ESAM é transformada em Universidade Federal Rural do Semi-Árido e, hoje, se consolida como uma das mais importantes instituições de ensino superior do Brasil. A lei 11.155 foi sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Na comemoração dos 55 anos, a reitora Ludmilla Oliveira vai realizar uma programação no campus Oeste, com abertura de um memorial com registros da universidade. O evento inicia nesta segunda, 18, às 19h, e vai contar ainda com show do cantor Waldonys.
A programação consta de missas, cultos e encerra no próximo dia 05 de maio, com uma sessão solene na Câmara Municipal de Mossoró, de proposição do vereador Francisco Carlos (PP).